>FERRAMENTAS ESSENCIAIS PARA MARCENARIA

>Toda boa marcenaria deve ter um kit básico de ferramentas manuais, sempre bem cuidadas e acondicionadas.

As tradicionais ferramentas manuais são indispensáveis na rotina da marcenaria, apesar do surgimento das máquinas elétricas das quais eu sou fã. Mas, com um kit de ferramentas manuais básicas, o profissional e o hobbista faz a marcação da peça, acerta suas medidas, desbasta a madeira, serra, elimina irregularidades, parafusa e desparafusa. Fáceis de manusear e resistentes, elas precisam ser bem acondicionadas, permitindo o acesso rápido no trabalho diário. O transporte, em caixa apropriada, deve ser fácil. Manter a ordem é essencial na hora de usar e guardar cada uma dessas ferramentas, assim como os cuidados com a manutenção, fundamentais e determinantes da vida útil da ferramenta. O próprio marceneiro também pode fazer a afiação das peças, tarefa que requer alguns cuidados básicos, mas dispensa encaminhá-las até um especialista.
Relacionamos algumas ferramentas que não podem faltar na rotina de trabalho da marcenaria. Para melhores informações sobre elas clique sobre os links abaixo.

ALICATE
CHAVE DE FENDAS
CHAVE PHILLIPS
MARTELO
FORMÃO
PUNÇÃO OU REPUXO
SERROTE
PLAINAS
ESCAREADOR
ARCO DE SERRA
BROCAS
LÂMINA DE RASPAR OU LÂMINA RASPADEIRA
GRAMPO TIPO C, GRAMPO DE APERTO RÁPIDO E SARGENTO
LIMA
METRO ARTICULADO
SUTA
TRENA
ESQUADRO
GRAMINHO

Todo o cuidado com a manutenção é pouco

• Não deixe as ferramentas jogadas pela oficina. Guarde-as em armários, no painel de ferramentas ou na própria bancada de trabalho. É importante que o local seja de fácil acesso, porque as ferramentas precisam estar sempre à mão;
• Para evitar a ferrugem, pode ser usado verniz nas partes de metal das ferramentas;
• Mantenha as ferramentas cortantes sempre afiadas. Há quem prefira encaminhá-las a um técnico especializado, mas elas podem ser afiadas pelo próprio marceneiro, desde que tome certos cuidados. A afiação deve ser feita num esmeril. Mantenha o alinhamento do corte e lembre- se de esfriar constantemente a ferramenta num recipiente com água.
Assim, você evita que o calor excessivo a destempere;
• As ferramentas básicas devem acompanhar o marceneiro quando se dirige à casa do cliente e quando for fazer a instalação do móvel. Para facilitar o transporte, coloque-as numa caixa, que pode ser comprada em casas especializadas ou produzida em madeira na própria marcenaria;
• Mantenha as ferramentas sempre limpas.

Matéria publicada na Revista Marcenaria Moderna no.29 abril/99

About these ads
Esse post foi publicado em carpintaria, ferramantas manuais, madeira, marcenaria, marceneiro. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s