>SERROTE

>SERROTE
Serra madeiras e estruturas semelhantes.
Os modelos mais usados para o trabalho nas oficinas são:
*Serrote comum –
Empregado para cortes retos em geral. Pode ser encontrado em tamanhos que variam de 16 a 30 polegadas.
* Serrote de costa – Apresenta um reforço de aço em forma de U na parte superior da lâmina, denominado costa. É isso que evita o envergamento da lâmina e proporciona um corte mais preciso. Seu comprimento varia de 10 a 12 polegadas. É utilizado para cortes de pequena profundidade e na execução de encaixes, junções e malhetes.
* Serrote de faca – É semelhante ao serrote de costa, porém apresenta uma lâmina fina e dentes pequenos. Faz cortes pequenos e de precisão e é indicado para os recortes macho e fêmea nas junções.

DICA: Passe uma camada de verniz na lâmina do serrote para conservá- lo melhor e evitar ferrugem. O verniz pode ser substituído por óleo ou vaselina, embora tais substâncias devam ser retiradas completamente do serrote na hora de usar para que não penetrem na
madeira. Desde que o serrote esteja limpo, sem ferrugem, travado e adequadamente afiado, não há necessidade do uso de parafina, sebo de carneiro, cera virgem e outras substâncias para facilitar o deslize da lâmina na madeira.


Esse post foi publicado em artesanato, carpintaria, ferramantas manuais, hobby, madeira, marceneiro, serrote. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário